Saiba como escolher a escova de dente e realizar a limpeza bucal corretamente

Optar pelo modelo ideal da escova de dente ajuda a fazer a limpeza da forma correta, além de prevenir cáries e passar por procedimentos odontológicos

 Escovar os dentes após cada refeição é a principal recomendação dos dentistas para manter a saúde bucal em ordem e, dessa forma, evitar o surgimento de cáries e a necessidade de passar por restaurações e obturações. Para isso, é preciso optar por um bom modelo de escova de dente. Mas, como fazer para decidir pela melhor opção entre tantos formatos e tamanhos disponíveis?

Para ajudar a responder essa pergunta, Vanessa Alves, dentista do Seconci-SP, ensina que o primeiro ponto a ser visto em uma escova de dente é a rigidez das cerdas. Segundo ela, as com fios macios são as mais indicadas. “Essa opção desliza entre as cavidades e, com isso, remove os resíduos de alimentos e a placa bacteriana sem causar danos à gengiva e ao esmalte”, diz.

Além desse detalhe, outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da compra é o tamanho da cabeça do produto. A profissional explica que, durante a limpeza, todos os dentes precisam ser alcançados.  No entanto, é preciso considerar a dimensão da cavidade bucal de cada um. “Recomendo as escovas com cabeças arredondadas. Porém, caso a pessoa tenha limitação na abertura da boca, ou para quem ainda possui o dente do siso, as opções com ponta menor são bem-vindas”, afirma.

No caso de quem faz uso de aparelho ortodôntico fixo, as melhores opções são as que apresentam formato em “V”. O benefício desse modelo é que também higieniza corretamente os fios e bráquetes. Em relação às próteses dentárias, o recomendável é investir em opções com cerdas mais rígidas e, assim, garantir uma higiene melhor.

E nas crianças?

Nos pequenos, a escovação deve começar ainda antes dos primeiros dentes aparecerem. Para isso, a especialista sugere limpar a gengiva do bebê com uma gaze umedecida com água. Depois, conforme começam a surgir, deve-se utilizar uma escova extra macia para eliminar os resíduos dos alimentos consumidos e evitar o mau hálito.

No começo, os pais devem acompanhar o processo de perto. Dessa forma, além de ensinar como escovar adequadamente, eles também conseguem garantir que as crianças estejam fazendo a higienização de forma correta.

Saiba como escovar os dentes

Você, assim como milhões de pessoas, pratica a ação todos os dias – mas será que está fazendo isso de forma correta e eficaz? Veja o passo a passo em apenas três etapas:

1. Mantenha a escova em um ângulo de 45 graus e faça movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.2. De forma suave, faça movimentos circulares nas superfícies

 internas dos dentes superiores, depois nos inferiores e, em seguida, no local da mastigação.
 3. Por último, escove a língua com calma para remover as bactérias

 e purificar o hálito.

Fonte:saude.ig.com.br

Você gostou? Compartilhe:

Deixe o seu comentário