Empresas de sucesso têm funcionários motivados

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Em épocas de crise, as empresas se esforçam ainda mais para aumentar seus resultados e garantir a permanência em um mercado cada vez mais exigente e concorrido. E como aumentar a produtividade? Os grandes empresários sabem que investir em máquinas e tecnologia de ponta não é o suficiente, afinal, máquinas não trabalham sozinhas. O segredo deles está em manter a motivação dos funcionários. Uma pesquisa da consultoria Right Management feita em 15 países confirma que pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais.

Manter o engajamento de funcionários é uma política comum em grandes grupos empresariais para melhorar o faturamento e manter a competitividade. Mas será que é possível fazer isso em empresas menores? Como pequenos empreendedores podem manter sua equipe motivada mesmo sem recursos para distribuir recompensas financeiras? A pesquisa citada dá uma pista: a recompensa salarial não é o único motivo de satisfação do trabalhador. A consultoria aponta que as recompensas sociais e simbólicas são ainda mais importantes para garantir o envolvimento dos colaboradores ao longo do tempo.

“É possível contribuir de formas não financeiras para criar um ambiente interessante, agradável e que gere satisfação no trabalho”, diz a psicóloga e especialista em gestão de Recursos Humanos Valquiria Rozalém Manzini. Segundo ela, ter políticas de reconhecimento de funcionários, promover uma comunicação transparente e dar autonomia à equipe são alguns caminhos. “Em momentos de crise, o gestor deve estar próximo das pessoas, compartilhar os desafios e sucessos da empresa, oferecer feedback e ajudar o funcionário a se desenvolver. Isso oferece segurança e gera comprometimento.”

Luciana Guedes Pinto, sócia da consultoria Trajeto RH, acrescenta que o engajamento de equipes depende das habilidades da liderança. “Para conseguir motivar pessoas, é fundamental que o líder conheça as pessoas com quem trabalha e as singularidades de cada uma delas, o momento de vida delas. Existem pessoas que gostam de desafios, de criar, enquanto outras se sentem desafiadas em melhorar processos existentes.” Valquiria aponta ainda que empresas com valores e propósitos claros têm mais facilidade na hora de engajar trabalhadores. “As pessoas ficam mais motivadas quando sentem que fazem algo que contribui com os propósitos da organização. A liderança ajuda a conectar os funcionários a esses valores.”

Benefícios

A motivação dos funcionários traz resultados positivos em vários aspectos, como destaca Luciana. Para as empresas, isso significa aumento nos lucros e nas possibilidades de inovação. Mas os benefícios também se estendem às pessoas envolvidas. “Para os gestores, é mais fácil ter a liderança reconhecida pelos subordinados. Há uma satisfação pessoal e o trabalho no dia a dia fica mais fácil, pois a pessoas vão ouvi-los. Para os funcionários, o trabalho também se torna mais leve em um ambiente de cooperação e satisfação.”

Valquiria acrescenta que o engajamento de equipes melhora também a imagem da marca. “Empresas que investem no cuidado com a gestão da equipe são mais desejadas e constroem boa imagem. O funcionário feliz divulga a marca naturalmente”.

Confira nos quadros ações importantes para motivar os funcionários, segundo as especialistas.

Ter um dia livre

Oferecer um dia livre para que o funcionário invista em si mesmo é uma forma contemporânea de motivar. Esse dia pode ser dedicado à participação em cursos, palestras e eventos culturais ou mesmo ao desenvolvimento de um projeto pessoal dentro da empresa

Trabalhar em casa

Algumas empresas permitem que se trabalhe em casa alguns dias da semana, o que não significa redução das exigências. Nesse caso, o funcionário fica livre para organizar sua agenda, mas deve entregar resultados previamente combinados

Celebrar as conquistas

Comemorar as conquistas do grupo de trabalho contribui para aumentar a motivação. Nesse quesito, valem elogios e a organização de almoços, cafés da tarde ou mesmo alguns minutos de descontração no meio do expediente

Job rotation

Há empresas que permitem que seus funcionários trabalhem em diferentes áreas da organização ao longo do ano, o que oferece a oportunidade de expandir conhecimentos e trocar experiências, representando ganhos para a equipe e para a empresa

Autonomia

Alguns colaboradores se sentem motivados quando ganham mais autonomia para desenvolver suas atividades. Isso pode ser exercitado em projetos menores ou quando fazem parte de processos mais importantes da empresa

Reconhecer

Muitas empresas solicitam ideias de seus funcionários, mas não os reconhecem quando as recebem. A falta de reconhecimento leva o colaborador à desconfiança e à desmotivação. Na contramão da maioria das empresas, algumas no Brasil já oferecem retorno financeiro para propostas lucrativas. Líderes que roubam sugestões também correm risco de perder a liderança e até o posto de trabalho

Compreender

Líderes que compreendem as necessidades e particularidades de cada colaborador ganham pontos na hora de motivar a equipe. Essa atitude tem início com uma conversa franca

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(*)Fonte:Universal.org

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